Pages

terça-feira, 19 de março de 2019

Deuteronômio | Capítulo 5

Assim como o capítulo anterior já fazia alusão a lei, ao tratar da observância do 5º mandamento e do 2º, agora temos uma repetição completa da lei, com uma particularidade. 

Como está no comentário da Bíblia Shedd: "Os Dez Mandamentos são sem paralelo em muitas coias". 

E antes de recitá-los Moisés destaca a importância que será pincelada em Apo 1.3, a importância do aprender e cumprir. (v. 1)

V. 3

"No Sinai, pela primeira vez na história, Deus fez aliança com uma nação inteira". (CBASD, v.1, p. 1064)

v. 8

"Imagem de escultura. As concepções humanas de forma não podem ser aplicadas a Deus. Representá-Lo de qualquer forma O desmerece (]o 4:24). Representações materiais de Deus podem dar apenas um conceito distorcido e imperfeito de Sua majestade e de Seu caráter infinito, e, portanto, depreciam-No. A única imagem terrena capaz de assemelhar-se a Deus de forma bem remota é o caráter humano transformado na semelhança divina (Gn 1:26, 27; Jo 3:3; Rm 8:29; 2Co 3:18; Cl 3:10)". (CBASD, v.1, p. 1064)

V. 10 

"Guardar os mandamentos de Deus não deve ser considerado um fardo pesado para pessoas religiosas carregarem, mas sim, pura e simplesmente, a expressão alegre e abençoada de amar a Deus". (Shedd)

"Daqueles que Me amam. Somente os que amam a Deus podem obedecer-Lhe. A obediência que não vem do coração não passa de uma tentativa legalista de ter justiça própria, pela qual o ser humano busca méritos diante de Deus. À vista dos Céus isso não é obediência. Sem o espírito de obediência, a letra ou a forma externa não têm valor. Mas aquele que ama a Deus acima de tudo encontrará seu maior deleite em cooperar com Ele". (CBASD, v.1, p. 1064)

V. 12-15

"O dia de sábado. Ver com. de Êx 20:8-11. O quarto mandamento tem uma base natural que remonta à criação (Gn 2:1-3); também tem uma base moral na relação Criador-criatura. O propósito principal do sábado como instituição é salvaguardar essa relação. Assim como a saúde física demanda um dia de descanso por semana, a saúde espiritual requer o sábado para exercitar a mente e o coração na busca de Deus, para que "porventura, tateando, O possam achar" (At 17:27)". (CBASD, v.1, p. 1064)

Encontramos aqui duas grandes peculiaridades em contraste com a descrição de Êxo 20.8-11

1. O sábado agora é uma realidade vivida por eles, não era algo do passado, a ser lembrado, e retomado. Mas era algo do presente e praticado. (v.12)
2. O que precisa ser lembrado é ação salvadora de Deus. (v. 15)

V. 29

"Deus está mais interessado nos motivos que impulsionam as ações do que nas ações em si". (CBASD, v.1, p. 1065)

"A obediência de coração é a única obediência verdadeira; somente essa obediência será aceitável a Deus". (CBASD, v.1, p. 1065)

V. 33

"Prolongueis os dias. A bênção de Deus é condicional à obediência aos preceitos revelados , não devido a um decreto arbitrário, mas porque a cooperação com os princípios eternos naturalmente tende a prolongar a vida. Além disso, a ocupação da terra prometida era condicional à fidelidade do povo. O direito deles de possuir Canaã estava baseado exclusivamente nas proposições da aliança. Se violassem esses requisitos, perderiam o direito a essa terra". (CBASD, v.1, p. 1065)

Conclusão

1. Fica evidente neste capítulo como na narrativa do livro de Êxodo que: 1) Deus era o legislador e 2) Moisés o mediador.

2. Coração da aliança residia nos Dez Mandamentos.

3. A aliança ela não está presa a uma geração, mas é uma herança perpetuar daquele que desejarem fazer parte dela. Desde que não se desvie nem para a direita nem para a esquerda tal como está no verso 32 (cf. 4. 1,2)

Reynan Matos
Teólogo