Antes de considerarmos o caso de Amaleque, atentemos para a lei do levirato, e o exercício da integridade nós negócio e a imparcialidade ao julgarmos sobre o que quer que seja.
A lei do levirato que não era praticada apenas pelo povo hebreu. Está lei foi o que fundamentou a pergunta dos saduceus apresentaram a Jesus acerca da ressurreição (Mt 22.23)
Não podemos deixar de destacar também, o perigo da intervenção da esposa em certos conflitos de seu marido (v. 11,12)
A integridade não apenas nos negócios, é uma das características que se sobre sai entre o povo de Deus, e os demais a sua volta. (v. 12-16)
V. 2
Curiosidade: "O castigo físico era com frequência administrado com uma vara (2Sm 7: 14), às vezes com espinhos (Jz 8:7, 16) e outras vezes com "escorpiões" (lRs 12:ll, 14), que eram tiras de couro com pedaços afiados de madeira ou metal nas pontas". (CBASD, v.1, p. 1144)
V. 3
Curiosidade: "Quando se administrava o castigo numa sinagoga, era costume ler passagens como Deuteronômio 28:58 e 59 durante o açoitamento e na presença de testemunhas". (CBASD, v.1, p. 1144-1145)
V. 4
"Ao boi. Era costume usar o boi para trilhar o cereal. Hoje, em alguns lugares, ainda se usa o boi para esse fim. A tarefa é muitas vezes dolorosa para as patas do boi, e não é raro que fiquem coxos após realizá-la, principalmente se for muito pesado. Este preceito mosaico não só protegia o boi de um tratamento cruel, mas tinha o propósito de inculcar a bondade - traço incomum entre os pagãos. Atentar para a vida dos animais é ser justo (Pv 12:10). O apóstolo Paulo citou Deuteronômio 25:4 como evidência de que o ministro deve receber um salário justo e apropriado em harmonia com seu sagrado ofício (ver 1Co 9:9; 1Tm 5:18; cf. Mt 10:10). O serviço fiel, seja de seres humanos ou de animais merece reconhecimento". (CBASD, v.1, p. 1145)
V. 7
Curiosidade: "A lei não exigia que o irmão se casasse com a viúva se não sentisse que pudesse amá-la". (CBASD, v.1, p. 1145)
V. 8
"Os "anciãos" eram respeitados e exerciam autoridade considerável". (CBASD, v.1, p. 1145)
V. 9
"A ação de colocar o pé calçado sobre uma propriedade simbolizava o desdém com que a considerava
ou que se exercia o patrimônio legal sobre a mesma (Sl60:8; 108:9). Em consequência, o ato de tirar o calçado de um homem proclamava a indignidade do mesmo. Ele recusara fazer o que se esperava dele". (CBASD, v.1, p. 1145)
Curiosidade: "E lhe cuspirá no rosto. Comentaristas judeus normalmente interpretam que se cuspia
no solo "diante de seu rosto". Isso parece razoável, porque a preposição não é "sobre", mas "ao lado" ou "diante de" (Dt 11:25; Js 10:8). Cuspir diante do rosto de alguém era tido como humilhação (Nm 12:14). Esse verbo aparece três vezes no AT". (CBASD, v.1, p. 1145)
V. 12
Curiosidade: "Alguns comentaristas judeus rejeitam a ideia de que isto devesse ser considerado literalmente. Os rabis, mais tarde, mudaram a sentença, aplicando uma multa pesada em vez de cortar
a mão". (CBASD, v.1, p. 1146)
V. 13
"Balanças adulteradas são uma abominação a Deus (Pv 20:23), ao passo que balanças justas são aprovadas pelo Senhor (Pv l6:ll)". (CBASD, v.1, p. 1146)
"O desejo de Deus é que entre Seu povo prevaleçam os princípios da justiça e da equidade. Aqueles que servem a Deus não enganarão seus semelhantes (ver lJo 4:20)". (CBASD, v.1, p. 1146)
V. 15
"Peso integral e justo. Ver L v 19:35, 36. Nos negócios é difícil resistir à tentação de ter lucro fácil. Diz-se que a honestidade é a melhor política. Mas a conduta seguida por alguns comerciantes é tão cruel quanto as leis da selva. Deve-se admitir que tais negociações com frequência geram grandes riquezas para alguns, e até boa reputação na sociedade. Porém, sem honestidade nunca poderá haver paz de espírito e consciência limpa perante Deus". (CBASD, v. 1, p. 1146)
V. 17
"É verdade que na época em que foi escrito o livro de Deuteronômio os amalequitas já não eram uma ameaça a Israel. Todavia, Deus não tinha se esquecido do dano que haviam feito a Seu povo". (CBASD, v.1, p. 1146)
Por fim "há interessantes similaridades entre a luta da carne contra o espírito e a luta de Amaleque contra Israel" (v.17-19)
1) Assim como a carne procura perturbar e derrotar ao crente (Rm 7.23; Gl 5.17), assim Amaleque tentou perturbar e derrotar a Israel (Êx 17.8; 1 Sm 30.1-6)
2) Assim como nada há de bom na carne (Rm 7.18), assim nada havia de louvável para ser poupado, em Amaleque (1 Sm 15.3)
3) Como viver segundo a carne atrai a sua própria ruína (Rm 8.13; Gl 6.8), assim Saul, que poupou ao rei de Amaleque, foi rejeitado como rei (1 Sm 15.23)
4) Assim como a carne nunca pode ser vencida pelos recursos naturais do indivíduo (Rm 7.14-24), assim Israel não podia vencer a Amaleque com seus próprios recursos naturais (Nm 14.40-45)
5) Assim como a vitória sobre a carne é possível só através do Espírito Santo (Rm 6.14; 8.2), assim Deus capacitou o Seu povo a vencer os amalequitas (Êx 17.11-13; 1 Sm 30.8)
Reynan Matos
Teólogo